Forte do Presépio (Feliz Lusitânia)
Erguido inicialmente em 1616, é tido como a primeira construção de Belém; revitalizado e transformado em museu em 2002, no complexo Feliz Lusitânia.
O Forte do Presépio marca a própria fundação de Belém. Em 12 de janeiro de 1616, o capitão português Francisco Caldeira Castelo Branco chegou à baía do Guajará com três embarcações e menos de 200 homens, e ergueu, na ponta de terra entre o rio Guamá e o igarapé do Piri, um fortim de madeira e palha batizado de 'Forte do Presépio' — ao lado de uma capela dedicada a Nossa Senhora de Belém. Esse povoado fortificado, batizado de 'Feliz Lusitânia', deu origem à cidade e garantiu o domínio português sobre a foz amazônica e o comércio das 'drogas do sertão' (especiarias nativas). Reconstruído em pedra e cal ao longo do século XVII (quando passou a ser chamado Forte do Castelo), foi tombado pelo IPHAN em 1962 e, após obras de restauro iniciadas em 1983, reabriu como museu em 2002, dentro do complexo turístico-cultural Feliz Lusitânia, junto à Casa das Onze Janelas e à Catedral da Sé.
Lugares relacionados
Fontes
- · guia.melhoresdestinos.com.br
- · pt.wikipedia.org
- · pt.wikipedia.org